Artes Plásticas »
Há saberes em arte que são como estrelas para aclarar o caminho de um território que se quer conhecer.
Na cartografia, para pensar-sentir sobre uma obra ou artista, as ferramentas são como lentes: lente microscópica, para chegar pertinho da visualidade, dos signos e códigos da linguagem da arte, ou lente telescópica para o olhar ampliado sobre a experiência estética e estésica das práticas culturais, ou, ainda, lente com zoom que vai se abrindo na história da arte, passando pela estética e filosofia em associações com outros campos de saberes.
Por assim dizer, nestas obras policromadas, tudo parece se deixar ver pela luz intermitente de um vaga-lume a brilhar no território dos Saberes Estéticos e Culturais.
Detalhes brilhantes de luminosidade. Beleza plástica grandiosa. Arte suntuosa e exuberante.
São algumas pinceladas para tentar definir a policromia, que confere às obras o requinte e a nobreza buscada nas representações religiosas.
A utilização da folha de ouro, com seus detalhes brilhantes de luminosidade, recordam a herança barroca e, desta forma, o ouro é incorporado ao contexto da policromia.
E o mestre Athaide nos deixou muito dessa arte que posso também oferecer pra você!
Entre o século XVIII e XIX, a arte barroca e rococó encontraram em Minas Gerais terreno fértil para seu desenvolvimento, já que havia intensa atividade aurífera. Assim, o ouro, sendo de fácil aquisição, possibilitou a criação de obras policromadas com apuro técnico e grandiosa beleza.
A Policromia é responsável por esse brilho das esculturas e talhas. É ela que dá vida, beleza e riqueza às obras, através das cores, pastíglios e esgrafitos, cabendo à escultura e a talha a forma e o volume, sendo esse conjunto policromado foco de atenção cultural e histórica.
Ela é uma técnica mediante a qual se pinta e decora uma imaginária escultura ou objeto com relevo em várias cores, utilizando para este efeito diversas técnicas como encarnação, esgrafiado, pastíglio, douração e punção.
A roupagem de uma imagem com suas linhas, desenhos florais e arabescos enriquece, através dos coloridos e dos contrastes, as esculturas policromadas.
A policromia valoriza ainda mais a volumetria criada pela talha, conferindo aspecto realista às imagens escultóricas.
Dessa forma, Eu, Néia Lima, com minha arte, criação, dedicação e amor ofereço a você a oportunidade de conhecer trabalhos de policromia, realizados com meu espírito artístico.